Um sistema de CFTV é sempre criado com base nas características de cada projeto, de cada ambiente, e isso faz com que existam muitos modelos de câmeras CFTV disponíveis no mercado, cada uma específica para cada situação.

As câmeras de segurança variam em muitos fatores principalmente referentes à área em que será feita a monitoração e às especificações do projeto e suas necessidades. Entre esses fatores deve-se considerar:

  • O tamanho da área de cobertura;
  • A iluminação do local;
  • A resolução de imagem necessária para aquele projeto;
  • Necessidade de imagens coloridas ou em preto e branco;
  • O objetivo da vigilância, se é uma monitoração anti-furto, monitoração de processos de trabalho, funcionamento de equipamentos, fluxo viário, etc.
  • Entre outros.

Veremos a seguir os principais modelos de câmera CFTV utilizadas, e suas principais características e indicações.

 

Câmera Profissional

Camera de CFTV ProfissionalAs chamadas câmeras profissionais, também conhecidas  como câmeras box, são normalmente utilizadas em projetos de grande porte, como por exemplo em bancos, aeroportos, empresas de segurança e etc.

Normalmente analógicas, é o tipo de câmera CFTV que possui maior quantidade de recursos e configurações, possuindo uma ótima qualidade de imagem.

Uma característica interessante é que da mesma que uma câmera fotográfica profissional, esse tipo de câmera de segurança possui lentes independentes que variam conforme o ambiente a ser monitorado.

Além disso, devido aos seus recursos avançados, é preciso um profissional capacitado para realizar sua instalação e principalmente ajustar suas configurações.

 

Câmera Bullet

Câmera CFTV BulletEsse modelo de câmera de segurança é o mais utilizado do mercado. Normalmente são as câmeras utilizadas para monitoramento de ambientes externos, em ruas, postes e áreas públicas, devido principalmente à sua maior resistência e proteção contra chuva, poeira e etc.

Existe uma grande variedade de modelos bullet disponíveis, variando principalmente com relação à aparência e alcance.

Uma característica a ser considerada é que a câmera bullet sempre aponta para uma direção fixa e por isso é mais utilizada para ambientes abertos.

 

Câmera Dome

Câmera de Segurança Tipo DomeSão pequenas câmeras em formato de doma, ou cúpula. Normalmente mais utilizadas em ambientes internos, nas paredes ou tetos, devido à sua boa cobertura para esse tipo de ambiente e por ser esteticamente mais bonitas e discretas. No entanto, alguns modelos que possuem mais proteção podem ser usadas em ambientes externos.

Essas câmeras possuem ótima qualidade de imagem, podendo capturar detalhes de objetos e faces. Outra característica é que a direção em que a câmera está apontando fica oculta, e pode ser ajustada sem muita dificuldade. Muitas vezes essas câmeras CFTV também possuem o recurso de Infravermelho, que será explicado a seguir.

 

Câmera Speed Dome

Camera Speed DomeTambém em formato de cúpula, esse é o maior e mais caro modelo entre as câmeras CFTV. Normalmente utilizada para monitorar com detalhes grandes áreas como aeroportos,  shoppings, estacionamentos e áreas públicas e abertas.

Esses modelos possuem recursos que permitem movimentar remotamente a direção da câmera, horizontal e verticamente, além de possuir um sistema de zoom muito preciso. Isso possibilita que através de uma mesa de controle a equipe de segurança possa verificar com detalhes qualquer situação fora do normal.

Veja no vídeo abaixo o que uma câmera Speed Dome é capaz de fazer:

 

Mini Câmeras

Mini Camera de SegurançaComo o próprio nome diz, são modelos de câmeras pequenas e mais simples. De fácil instalação e configuração são mais utilizadas de maneira amadora, atingindo uma pequena área de cobertura, tendo também a característica de serem bem discretas.

Após a popularização do modelo dome, com mais qualidade e a um preço acessível, as mini câmeras caíram e desuso e são pouco encontradas atualmente.

 

Câmeras Camufladas ou Ocultas

Câmera de Segurança Oculta
Câmera em Formato de Parafuso

São modelos utilizados mais para fins de espionagem ou para registrar imagens sem que as pessoas do ambiente percebam.

Essas câmeras tem o formato de objetos do cotidiano, como sensores de incêndio, relógios, porta-retratos, óculos, canetas e muitos outros.

Como deve ser bem pequenas, normalmente a qualidade da imagem e seus recursos são limitados.

 


Veremos agora algumas características de câmeras que são aplicadas em nos modelos mencionados.

Câmera CFTV IP e Wireless

Sistemas CFTV digitais utilizam diversos dos modelos de câmera citados acima em formato IP. Cada câmera possui seu IP próprio e pode disponibilizar suas imagens diretamente na Internet ou em algum servidor Web ou NVR na rede.

As imagens de câmeras IP podem chegar a ótimas resoluções e facilitam sistemas de monitoramento em ambientes muito grandes, distantes e com muitas câmeras. No entanto, seu custo é mais elevado do que câmeras no modelo analógico.

Muitas câmeras IP também possui a tecnologia Wireless, que permite que as imagens sejam transmitidas sem o uso do cabo de rede conectando à Internet ou à rede local. No entanto, vale lembrar que a câmera ainda precisa ser ligada à energia elétrica, não é um dispositivo 100% sem fio.

Câmeras com tecnologia IP têm sido muito utilizadas e são uma nova tendência do mercado.

 

Infravermelho

Câmera CFTV com LEDsTambém encontrado na maioria de modelos, as câmeras com tecnologia infravermelho (IR) possuem um conjunto de LEDs que se acendem quando é detectada a ausência de luz. Isso permite a captação de imagens em locais e momentos em que não há iluminação adequada.

Em sistemas CFTV (Circuito Fechado de TV) as diversas câmeras são ligadas ao DVR Stand Alone.